Indicações de leituras
*Clique nas imagens e seja direcionado a páginas da web com o material completo em PDF
A Intervenção Psicológica em Emergências: fundamentação para a prática
Livro escrito por Maria Pereira Franco, publicado em 2015. A Obra reúne experiências e reflexões sobre um campo de atuação novo no Brasil: o atendimento psicológico a pessoas em situações de emergência e desastre. Diversos especialistas abordam a importância de cuidar dessas pessoas e os procedimentos e técnicas mais indicados em cada caso. A saúde mental do psicólogo e os efeitos do transtorno de estresse pós-traumático também são analisados.
Caderno temático CRP SP: psicologia em emergências e desastres
Obra que tem o intuito de contribuir com o compromisso da Psicologia para a construção de comunidades mais seguras e com a promoção do protagonismo da população para o enfrentamento de situações de riscos e desastres. A obra pode ser encontrada online no site do Conselho Regional de Psicologia da comarca de São Paulo.
Psicologia de emergências e desastres na América Latina: Promoção de direitos e construção de estratégias de atuação
Obra do Sistema conselhos, coordenado pelo CFP, que visa estratégias de promoção do protagonismo social dos povos latinos e caribenhos e entende que a questão dos desastres não está desvinculada dos contextos de exploração a que esses povos foram submetidos.
Da prevenção à recuperação: o enfrentamento às situações de emergências e desastres
Esta publicação tem por objetivo apresentar, de forma clara e coesa, o trabalho de vários profissionais da Psicologia e de áreas afins no que tange aos atendimentos em emergências e desastres no estado do Espírito Santo. O foco, sem dúvidas, é acerca do trabalho da Psicóloga e do Psicólogo, entretanto, outras falas enriquecedoras poderão ser encontradas nesta obra.
I Seminário Nacional Psicologia das Emergências e Desastres: contribuições para a Construção de Comunidades mais Seguras
Obra que resulta da 1ª Reunião Internacional por uma Formação Especializada em Psicologia das Emergências e Desastres que reúne psicólogos e não-psicólogos. Buscou-se sistematizar os elementos curriculares que devem compor a formação dos futuros profissionais que deverão colaborar com a defesa civil. Isso significa uma possibilidade ímpar de crescimento, e constitui motivo de orgulho para nossa profissão.
O psicologo na redução dos riscos de desastres: teoria e prática
Obra destinado a professores, estudantes, psicólogos e demais profissionais ligados à Proteção e Defesa Civil que visa oferecer diferentes possibilidades de intervenção do psicólogo nas ações para prevenir e minimizar desastres, antes, durante e após eventos adversos, buscando integrar teoria e prática, criando novas oportunidades àqueles que estão expostos a cenários de desastres, ajudando-os a se preparar, responder e reduzir os impactos de uma catástrofe.
Gestão de riscos e de desastres: contribuições da psicologia
Após o processo compartilhado de construção de uma política pública para a Defesa Civil, com a 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária, em março deste ano, a Defesa Civil se propôs a estabelecer diálogos entre o poder público, agentes de Defesa Civil, profissionais de diversas áreas e sociedade civil para fortalecer as ações de prevenção e preparação, inserindo novos protagonistas na Defesa Civil, com ênfase na construção de cidades mais seguras.