top of page
mw-860.jpg

Desastres Naturais no Brasil

O Brasil não é um país exposto a perigos naturais extremos como verificado em outras regiões do mundo. Mas um planejamento e controle urbano ineficientes acabam por acarretar grandes prejuízos econômicos, físicos e psicológicos a população. Segundo o Relatório de danos materiais e prejuízos decorrentes de desastres naturais no Brasil (SCHADECK, 2016), em uma análise que engloba os anos de 1995 até 2014, anualmente são reportadas perdas superiores a R$ 9 bilhões com desastres naturais. Dentre esses desastres, os mais comumente reportados são aqueles do grupo climatológico, como seca e estiagem. Eles representam 48% dos registros e ocorrem com maior frequência nas regiões Nordeste (75% do valor total) e posteriormente nas regiões Centro-Oeste e Sul do país. Após, tem-se o grupo hidrológico, que compreende os desastres relacionados ao excesso de chuvas, que representam 39% dos registros da pesquisa e acontecem com maior frequência na Região Sudeste e Norte do país.

Referência

SCHADECK, Rafael. Relatório de danos materiais e prejuízos decorrentes de desastres naturais no Brasil: 1995 - 2014. Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres; Banco Mundial [Organização Rafael Schadeck] - Florianópolis: CEPED UFSC, 2016.

Projeto apresentado ao curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville – Univille – como requisito parcial de avaliação do quarto bimestre na disciplina de Serviços Profissionais em Psicologia, sob orientação da Professor MSc. Maikon de Sousa Michels.

Denise Vieira Taborda

Eloisa Capeletto

Henrique Sartori Klostermann

Lucas Demarchi Gomes

Joinville - SC

2018

bottom of page