Estratégia Internacional para a Redução de Riscos e Desastres – EIRRD
Inúmeros desastres ambientais globais, tais como inundações, secas, tempestades, temperaturas extremas, tornados, furacões, incêndios e tsunamis, levam a Humanidade a a refletir sobre as consequências adversas destes fenômenos, no que diz respeito a percepção de riscos, custos, perdas humanas e impactos os sobre a qualidade de vida da população.
A comunidade internacional está motivada a agir não apenas para reduzir as vulnerabilidades físicas do ambiente, mas cada vez mais as vulnerabilidades sociais.
"A estratégia internacional de redução de desastres é uma estrutura global em rede, constituída por um sistema de Plataformas Nacionais que têm como objectivo desenvolver a nível nacional, um conjunto de disposições politicas, legais, sociais e técnicas no sentido de advogar a redução de vulnerabilidades para enfrentar a ameaça global dos desastres (RODRIGUES, 2010, p. 226)".
A EIRRD representou o culminar de um longo processo de reflexão que se concretizou em 2005 com o Quadro de Ação de Hyogo, o qual define cinco prioridades correlacionadas por um conjunto de atividades essenciais para a redução de desastres.
Fonte: elaborado com base em Rodrigues (2010).
Referência
RODRIGUES, Teresa. A estratégia internacional de redução de desastres. Impactum, Coimbra University Press, p. 223-227, 2010. Disponível em: <https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/36112/1/A%20estrategia%20internacional%20de%20reducao%20de%20desastres.pdf?ln=pt-pt>. Acesso em: 12 nov. 2018.