top of page

Estratégia Internacional para a Redução de Riscos e Desastres – EIRRD

Capturar.PNG

Inúmeros desastres ambientais globais, tais como inundações, secas, tempestades, temperaturas extremas, tornados, furacões, incêndios e tsunamis, levam a Humanidade a a refletir sobre as consequências adversas destes fenômenos, no que diz respeito a percepção de riscos, custos, perdas humanas e impactos os sobre a qualidade de vida da população.  

A comunidade internacional está motivada a agir não apenas para reduzir as vulnerabilidades físicas do ambiente, mas cada vez mais as vulnerabilidades sociais.

 

"A estratégia internacional de redução de desastres é uma estrutura global em rede, constituída por um sistema de Plataformas Nacionais que têm como objectivo desenvolver a nível nacional, um conjunto de disposições politicas, legais, sociais e técnicas no sentido de advogar a redução de vulnerabilidades para enfrentar a ameaça global dos desastres (RODRIGUES, 2010, p. 226)".

 

A EIRRD representou o culminar de um longo processo de reflexão que se concretizou em 2005 com o Quadro de Ação de Hyogo, o qual define cinco prioridades correlacionadas por um conjunto de atividades essenciais para a redução de desastres.

Quadro de ação.PNG
Fonte: elaborado com base em Rodrigues (2010).

Referência

RODRIGUES, Teresa. A estratégia internacional de redução de desastres.  Impactum, Coimbra University Press, p. 223-227, 2010. Disponível em: <https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/36112/1/A%20estrategia%20internacional%20de%20reducao%20de%20desastres.pdf?ln=pt-pt>.  Acesso em: 12 nov. 2018.

Projeto apresentado ao curso de Psicologia da Universidade da Região de Joinville – Univille – como requisito parcial de avaliação do quarto bimestre na disciplina de Serviços Profissionais em Psicologia, sob orientação da Professor MSc. Maikon de Sousa Michels.

Denise Vieira Taborda

Eloisa Capeletto

Henrique Sartori Klostermann

Lucas Demarchi Gomes

Joinville - SC

2018

bottom of page